quarta-feira, 4 de março de 2015

O funk americano influenciou o funk brasileiro?


      A cultura do funk vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas nem todos sabem que esse estilo musical se originou na terra do Tio Sam. Pra você, qual o melhor funk? O do Brasil ou dos Estados Unidos? De forma bem direta e simples, descubra as influências, as diferenças e semelhanças entre os dois.

O funk americano começou como soul music e foi ganhando batidas mais dançantes e marcantes. Houve a incorporação de uma sensualidade no ritmo. É geralmente cantado por negros nos Estados Unidos e um dos nomes mais famosos do gênero é o cantor James Brown, um ícone do funk americano. 



Alguns grupos do Miami Bass (uma outra vertente do funk) colocavam letras repetitivas e com teor sexual nas músicas e é o que podemos ver hoje no funk carioca, por exemplo. No funk brasileiro há um culto muito forte ao corpo, a ostentação, ao sexo e ao social. É basicamente cantado por pessoas que nasceram em comunidades carentes. Há quinze anos atrás o funk brasileiro era marcado por letras que abordavam temas sociais. Hoje em dia o foco é a ostentação no funk paulista e o sexo no carioca. 

Se pararmos para analisar as letras do funk tradicional americano e o Miami Bass, podemos notar uma enorme diferença. Enquanto o primeiro é mais voltado a temas diversos, o Bass foca mais no sensual. No Brasil há também aqueles que queiram fazer o funk raiz, como Mister Catra ou a mistura de um funk com pop, mais conhecido nas vozes de Anitta e Naldo. 


O fato é que existem pequenas semelhanças, mas grandes diferenças e o Brasil adotou uma forma mais popular e pejorativa. Mas pra você, qual o melhor?
por Rodrigo Oliveira

Postagem mais antiga Página inicial

8 comentários:

  1. Funk americano é muito melhor, funk brasileiro nem chega a ser bem música.

    ResponderExcluir
  2. funk americano>funk br
    funk br é uma merda, so fala de sexo carro e dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Se nos EUA o Miami Bass não é considerado funk, pq no Brasil é ?

    ResponderExcluir
  4. Se nos EUA o Miami Bass não é considerado funk, pq no Brasil é ?

    ResponderExcluir
  5. Funk ao estilo James Brown e bom, mas sua variação nem tanto. E minha opinião a isso é, prefiro continuar ouvindo minha musica que esta bom.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quando é o funk americano, eu sí digo funk, porque esse é o funk legítimo. O que vocês conhecem hoje como "funk" é uma falsidade total, uma poluição sonora.

    ResponderExcluir
  8. O Funk norte-americano é música.
    Já esse lixo sul-americano é uma droga!

    ResponderExcluir

AS MAIS LIDAS

VISUALIZAÇÕES