segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Entenda como uma história é construída através das mídias digitais

Atualmente é possível combinar em uma mesma plataforma elementos diferentes, e essa prática é conhecida como “hipermídia”. Nesta, é possível acessar imagens, sons e textos simultaneamente, de maneira não-linear. O usuário possui o controle maior de sua navegação, tornando-se desta forma interativo. 

Imagem
Os meios de comunicação estão cada vez mais utilizando esse recurso a fim de interagir e se envolver com os espectadores. Um exemplo, é o programa transmitido pela rede Globo, o Globo esporte (imagem acima), que através de um aplicativo é possível assistir aos jogos ao vivo, acessar informações, acompanhar as atualizações descritas entre diversas outras opções, encontradas neste App.


Outra prática, é a “transmídia” - que consiste em uma mensagem ou história - que é transmitida através de diversas mídias, onde o seu verdadeiro propósito é o um possível trabalho a ser realizado na plataforma de vinculação, acrescentando-se assim, elementos novos ao conjunto da história.
Segundo Vicente Gosciola, especialista em tecnologia e mídias digitais, “transmídia” significa “uma história expandida e dividida em várias partes que são distribuídas entre diversas mídias, exatamente aquelas que melhor possam expressar a sua parte da história”. Um exemplo, é histórias em quadrinhos que viraram filmes, e os filmes são parte de uma trilogia, que resulta em personagens virando produtos, bonecos, camisetas, pôsteres etc, passando assim de uma convergência ao mundo dos fãs!

Por: Giovanna Fatore
Fonte: "Insônia Acadêmica"
Fonte: Livro - Teoria das Mídias Digitais, de Luís M. Sá Martino
(2014).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

AS MAIS LIDAS

VISUALIZAÇÕES